A descoberta da cidade submersa de Heracleion poderá mudar a história para sempre?
O mistério acerca dessa cidade continua, ninguém imagina por que ela afundou, mas seus tesouros e estátuas gigantestas revelam sua grandiosidade.
Mencionada e bastante divulgada pelo escritor grego Heródoto, historiador do século V AC, Heracleion se encontrava submersa e desaparecida no fundo do mar por pelo menos 1.500 anos.
Sabe-se que ela estava localizada a 6,5 quilometros de Alexandria e possuia rica arquitetura. Heracleion foi construída em torno de um grande templo e possuia ligação com uma rede de canais. Cada ilha abrigava casas e santuários. Era considerada um dos maiores centros portuários do mundo e seu Porto era o epicentro de todo o comércio existente no Egito.
A descoberta da cidade perdida de Heracleion
O arqueólogo marinho francês Franck Goddio tropeçou em algumas relíquias que o levou a uma das maiores descobertas do século 21, uma cidade submarina. A descoberta ocorreu quando Goddio procurava os navios de guerra de Napoleão na Batalha do Nilo em 1798, quando derrotado por Nelson nestas mesmas águas, mas para sua surpresa, deparou-se com esta magnífica descoberta.
As descobertas incluem pelo menos 16 estátuas colossais, dentre elas a da deusa egípcia Ísis, do deus Hapi e um faraó egípcio não identificado, todos preservados em excelentes condições. Junto com essas 16 estátuas gigantes, foram encontrados centenas de estátuas menores de deuses egípcios, incluindo as figuras que guardavam o templo de Cleópatra a Rainha do Nilo. Dezenas de sarcófagos também foram achados, contendo corpos de animais mumificados sacrificados para Amon-Gereb, o deus supremo dos egípcios. Muitos amuletos religiosos também foram descobertos, mostrando deuses como Ísis, Osíris e Hórus.
As evidências mostram que Heracleion caiu em seu túmulo aquático em algum momento do século VI ou VII DC. A descoberta de Heracleion acrescenta profundidade e detalhes ao nosso conhecimento do mundo antigo, pois entre as descobertas, existem pilares inscritos perfeitamente preservados e decorados com hieróglifos.
Fonte: Sunnyskyz