Como funciona a dinâmica do espelho na busca pelo autoconhecimento?
De todas as práticas de trabalho interno disponíveis no século 21, a dinâmica do espelho é uma das mais simples e poderosas. A dinâmica do espelho é estranhamente confrontadora, inegavelmente intimidadora, um pouco embaraçosa… mas também profundamente curativa.
Não, você não precisa sair e gastar dinheiro com um monte de literatura de autoajuda ou teoria espiritual. Tudo o que precisa é de um espelho, sim, isso é tudo! E quase certamente todos nós já temos acesso a um.
Se o que você está procurando é uma nova ferramenta psicológica ou espiritual para adicionar às suas sessões, não procure mais do que o espelho do banheiro.
O que é a dinâmica do espelho?
A dinâmica do espelho é um método originalmente desenvolvido pela professora Louise Hay como forma de entrar em contato com o nosso eu interior. O principal objetivo do trabalho do espelho é desenvolver o amor próprio, o autocuidado e um relacionamento mais significativo com os outros. Simplesmente olhando para nós mesmos no espelho por um certo período de tempo todos os dias e conversando gentilmente com nós mesmos, a ideia é promover uma conexão mais compassiva e perdoadora com nós mesmos.
Por que me sinto desconfortável sentado na frente do espelho?
- Sente-se ou fique na frente de um espelho por cinco minutos. Apenas olhe para si mesmo e mantenha contato visual. Isso é tudo que você tem que fazer.
- Agora me diga como você se sente.
- Se você for como a maioria das pessoas, você se sentirá desconfortável. Você também pode se sentir desconfortável, envergonhado ou ter outros sentimentos, como auto-aversão e críticas.
- Mas por que isso está acontecendo?
Como Louise Hay escreve em seu livro espelho:
“O ESPELHO REFLETE DE VOLTA PARA VOCÊ OS SENTIMENTOS QUE VOCÊ TEM SOBRE SI MESMO. ELE PERMITE QUE VOCÊ SAIBA IMEDIATAMENTE ONDE VOCÊ ESTÁ RESISTINDO E ONDE VOCÊ ESTÁ ABERTO E FLUINDO. ELE MOSTRA CLARAMENTE QUAIS PENSAMENTOS VOCÊ PRECISARÁ MUDAR SE QUISER TER UMA VIDA FELIZ E GRATIFICANTE”
Em outras palavras, diante do espelho, não há esconderijo. Diante do espelho, temos uma visão íntima (e às vezes dolorosa) da relação que temos com nós mesmos.
O trabalho do espelho pode nos deixar desconfortáveis inicialmente porque expõe nosso crítico interior. De repente, tudo o que sentimos sobre nós mesmos que talvez não tenhamos consciência vem à tona. E se você não desenvolveu um relacionamento compassivo consigo mesmo, pode estar propenso a acreditar em todo o mal sussurrado por seu crítico interior.
A dinâmica do espelho e a reconexão com a criança interior
Outra razão pela qual a dinâmica do espelho pode nos deixar desconfortáveis é que expõe partes vulneráveis de nosso eu interior. Em particular, o trabalho do espelho pode nos colocar cara a cara com a criança dentro de nós.
Todos nós temos uma criança interior. É um dos muitos arquétipos (ou formas de energia) que compõem nossa estrutura de personalidade.
Quando você se olha no espelho, não é incomum sentir ondas de tristeza. Mas, embora olhar no espelho possa ser perturbador às vezes, esses sentimentos apontam para um trabalho mais profundo em andamento. Simplesmente olhar no espelho e confortar nossa criança interior pode ser uma prática tremendamente curativa e uma forma de trabalho interior. Quanto mais emocional você se sentir, mais transformação e purificação emocional vai ocorrer.
Reflita o trabalho como um portal em sua alma
Os olhos são o espelho da Alma, como diz o velho ditado, e a dinâmica do espelho lhe dá acesso direto a essa parte mais profunda de você. Mas primeiro, o trabalho interno deve acontecer.
A conexão com a Alma nem sempre acontece imediatamente durante a dinâmica do espelho, embora possa acontecer. Normalmente, você terá que superar suas inseguranças e ressentimentos praticando o amor próprio antes de sentir sua presença interior mais profunda emergir.
Mas como você sabe que está se reconectando com sua Alma?
Eu não posso responder a essa pergunta. Mas para mim, a presença de minha Alma surge quando meu rosto se suaviza, meus olhos se tornam mais calorosos e compassivos, um leve sorriso entra em meu rosto e uma forma mais leve de energia preenche meu corpo. Ser atraído para dentro também é outro sinal.
Por mais mágico ou místico que possa parecer, usar a dinâmica do espelho como um portal para sua alma é realmente bastante natural. Não há nada de assustador nisso. É como voltar para casa, para a parte mais verdadeira, mais completa e mais sábia de si mesmo.
No final de tudo você se sentirá gratificado e conhecerá melhor pequenos detalhes de você mesmo que até então não havia percebido.
Aprenda como praticar a dinâmica do espelho passo a passo