Você já ouviu falar mas não se lembra de onde? Saiba o que é constelação familiar.
As constelações familiares são uma abordagem terapêutica projetada para ajudar a revelar a dinâmica oculta em uma família ou relacionamento, a fim de abordar quaisquer tipo de problema que afetem esses relacionamentos e curá-los.
Essa abordagem alternativa pode ajudar as pessoas que procuram tratamento a ver suas preocupações de uma perspectiva diferente, e os terapeutas podem oferecer a abordagem das constelações familiares como tratamento para problemas que se mostram difíceis de tratar com a terapia tradicional.
DESENVOLVIMENTO DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR
Essa abordagem alternativa foi desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger em meados da década de 1990 . A terapia de constelações familiares evoluiu de seu trabalho como terapeuta familiar e sua crença na energia, tanto positiva quanto negativa, encontrada nos laços familiares.
Quase 50 anos estudando e tratando famílias levou à sua observação de padrões de preocupações com a saúde mental, doenças, emoções negativas e comportamentos potencialmente destrutivos dentro das famílias, e ele sugeriu que os indivíduos pudessem “adotar” inconscientemente essas preocupações como uma forma de ajudar outros membros a lidar com isso.
Os defensores das constelações familiares acreditam que o método é menos restritivo do que outros métodos de terapia e apoiam sua capacidade de permitir que as pessoas vejam diferentes perspectivas e soluções alternativas.
Essa abordagem se baseia em várias outras modalidades, incluindo terapia Gestalt , psicanálise, escultura familiar de Virginia Satir , terapia psicodinâmica , hiponoterapia, terapia familiar sistêmica e crenças zulu.
TEORIA E TÉCNICA DAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES
Uma sessão de constelação familiar normalmente ocorre em uma oficina composta por um grupo de indivíduos que não são parentes. Os membros do grupo substituem os familiares da pessoa ou casal que apresenta uma dificuldade ou preocupação. A pessoa que busca a resolução de um problema, que é chamado de buscador, ou o facilitador do grupo escolhe esses representantes e os coloca na posição de membros da família do indivíduo, escolhendo também uma pessoa para ocupar o lugar do buscador para completar a dinâmica familiar.
Acredita-se que o uso de outros indivíduos para representar a família ilumine a desarmonia dentro da família, e acredita-se que os indivíduos que atuam como membros da família sejam capazes de sentir e experimentar as emoções da pessoa cujo papel assumiram.
Embora os representantes falem muito pouco, a sensação de saber que se acredita resultar do processo é percebida por todos os que participam. O buscador observa de fora para obter uma nova perspectiva sobre a situação.
Nenhum dos membros da constelação conhece o buscador ou está ciente das questões subjacentes trazidas pelo buscador, mas muitas vezes relatam uma consciência de emoções e sentimentos específicos diretamente relacionados à situação do indivíduo. O facilitador pode pedir aos membros que expliquem o que estão sentindo, especificamente em sua relação com outros membros da família. Isso pode lançar luz sobre certas emoções e aspectos relacionais que podem ser claramente ligados ao assunto que está sendo abordado.
A resolução pode não ser imediatamente clara para a pessoa que apresentou o problema. O facilitador na sessão reposiciona os membros, ocasionalmente pedindo-lhes que falem seus sentimentos em voz alta. Os membros podem ser movidos de um lugar para outro na constelação até encontrarem uma posição ou serem capazes de fazer uma declaração verbal expressando sentimentos de conforto com seu lugar na constelação.
PROBLEMAS TRATADOS COM CONSTELAÇÕES FAMILIARES
Pode ser usado como um método de terapia potencial para pessoas que:
- Estão procurando abordar padrões de relacionamento negativos ou prejudiciais
- Que estão em um relacionamento romântico
- Estão tentando resolver emaranhados familiares
- Querendo superar a turbulência interna
- Pessoas que sofreram trauma ou perda significativa
- Estão em busca do sucesso pessoal e profissional
AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES SÃO EFICAZES?
As constelações familiares estão ganhando popularidade como uma abordagem alternativa à terapia, particularmente na Europa, América, Ásia e Austrália, onde são vistas por muitos como um método poderoso e econômico de enfrentar desafios baseados em relacionamentos. Sua popularidade pode ser em parte devido à natureza breve da terapia e seu método único de resolver desafios em que outros estão envolvidos sem a necessidade da presença desses outros indivíduos.
Os defensores da abordagem das constelações familiares acreditam que cada membro de uma família, adulto ou criança, anseia por se sentir significativo e encontrar um lugar dentro da construção familiar e apoia o método como um passo útil no processo de alcançar esse senso de significado e pertencimento. As pessoas que participam dessa técnica geralmente descobrem reações emocionais surpreendentes em relação a seus relacionamentos, familiares ou não, independentemente de sua idade.
Muitos indivíduos relatam alcançar uma visão e clareza significativa através do trabalho de constelação, mas devido ao processo terapêutico subjetivo e à natureza experiencial das constelações familiares, a terapia de constelações familiares não é uma abordagem baseada em evidências.
CRÍTICA DAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES
Nos últimos anos, a abordagem de Hellinger tem estado sob escrutínio, particularmente nos países de língua alemã. Os críticos questionaram várias ideias de Hellinger, particularmente aquelas que afetam seu trabalho de constelações familiares com indivíduos que buscam ajuda e os resultados de sua terapia.
Os críticos expressaram as seguintes preocupações, entre outras:
- Sua visão patriarcal do sistema familiar normalmente leva à conclusão de que quaisquer dificuldades matrimoniais são culpa da esposa.
- Hellinger expressou sua crença de que a homossexualidade é uma “doença” a ser curada e não um aspecto natural e inalterável da natureza de alguém e afirma ter curado um indivíduo dessa “doença” com uma oficina de constelação familiar.
- A agência crítica alemã Forum Kritische Psychologie relatou quatro casos de pessoas que buscaram tratamento para obsessões que relataram desenvolver como resultado de participar do workshop de constelações familiares de Hellinger, e um psiquiatra holandês relatou mais quatro casos de indivíduos com problemas de saúde mental que eles disseram ter desenvolvido depois de participarem do workshop. uma oficina.
- Um método desenvolvido por Hellinger pretende tratar o trauma resultante do incesto (ou seja, o abuso de um pai sobre sua filha) fazendo com que a pessoa que representa a filha se ajoelhe e agradeça à pessoa que representa o pai pela experiência. Isso, de acordo com Hellinger, restaurará a harmonia dentro da família. Hellinger também expressou a crença de que os pais abusam sexualmente de suas filhas quando as mães rejeitam repetidamente seus avanços sexuais, efetivamente colocando a culpa pelo abuso na mãe.
- Hellinger afirmou que os criminosos de guerra não devem ser culpados por seus crimes, pois estavam apenas seguindo ordens de “autoridades superiores” e, em sessões de oficinas de constelações familiares, instruiu as vítimas de crimes de guerra a realizar um ritual de gratidão aos representantes daqueles que cometeram crimes contra eles.
- Os participantes das sessões do workshop de Hellinger relataram que suas visões antissemitas são muitas vezes aparentes. Ele teria levado participantes judeus a ver sua descendência judaica como um aspecto negativo de sua identidade.
Como a grande maioria dos livros, vídeos e escritos de Hellinger sobre seus métodos não estão disponíveis em inglês, aqueles que oferecem ou participam dessa terapia fora da Alemanha, país natal de Hellinger, podem desconhecer totalmente suas ideias controversas e potencialmente prejudiciais. A terapia de constelações familiares não opera necessariamente com base nessas idéias, nem todas as práticas são fundamentadas em todos os métodos de Hellinger. Desde que essas críticas foram feitas, vários praticantes e proponentes do método parecem ter tomado medidas para se distanciar dessas visões.
Deu para entender o que é constelação familiar? Espero que sim!
Referências:
- Constelações Familiares. (nd). Recuperado de http://familyconstellations.net/?page_id=971
- Constelações familiares, uma entrevista com Bert Hellinger. (2007, 28 de agosto). CureZone. Recuperado de http://www.curezone.org/forums/fm.asp?i=951654#i
- Explicação do FC. (2015). Recuperado de http://familyconstellations.com.au/fc-explained
- Nimis , H. (2005, setembro). A controversa terapia de Bert Hellinger . Recuperado de http://afa.home.xs4all.nl/alert/engels/hellinger_e.html
- Perguntas e respostas. (nd). Recuperado de http://familyconstellations-usa.com/questions-and-answers
- Sethi, Y. (2010, dezembro). O Processo de Constelações Familiares Melhora os Relacionamentos e o Bem-Estar? Recuperado de http://familyconstellations.com.au/wp-content/uploads/2014/02/research_Dec_2010_doc1.pdf
- Wolynn , M. (sd). http://www.hellingerpa.com/constellation.shtml. Recuperado de http://www.hellingerpa.com/constellation.shtml