Você sabe como funciona a cromoterapia? Quais são os benefícios para a saúde e como ela é vista dentro da comunidade científica?
Os cromoterapeutas reivindicam uma base científica para sua prática, propondo que determinadas cores provocam reações emocionais nas pessoas. Um método padrão de diagnóstico é o uso do “teste de cor de Luscher”, desenvolvido por Max Luscher (*1923) no início de 1900.
Ao realizar a cromoterapia, a cor e a luz são aplicadas em áreas e pontos específicos do corpo, assim como na acupuntura. Como as cores são associadas a efeitos positivos e negativos, cores específicas e quantidades precisas de cor são consideradas críticas na cura. Algumas das ferramentas utilizadas para aplicação de cores são pedras preciosas, velas, varinhas, prismas, tecidos coloridos, tratamentos de banho e óculos coloridos.ou lentes. A cor terapêutica pode ser administrada de várias maneiras, mas muitas vezes é combinada com hidroterapia e aromaterapia na tentativa de aumentar o efeito terapêutico.
Significado e uso das cores na cromoterapia
A saúde depende de equilibrar não apenas nossas necessidades físicas, mas também nossas necessidades emocionais, mentais e espirituais. Na Índia, um grupo de curandeiros conhecidos como curandeiros ayurvédicos associam as cores aos sete chakras principais, que são centros espirituais em nossos corpos localizados ao longo da coluna vertebral.
Os chakras armazenam e distribuem energia e informação. Grande parte da informação sobre os chakras vem dos ensinamentos yogues na Índia. De acordo com esses ensinamentos, cada chakra também está associado a um dos quatro elementos primários: terra, ar, fogo, água.
Existem sete desses chakras e cada um está associado a um órgão ou sistema específico do corpo. Cada chakra tem uma cor dominante, mas essas cores podem ficar desequilibradas. Se isso acontecer, pode causar doenças e outras ramificações físicas. (Parker, 2001) Ao introduzir a cor apropriada, essas doenças podem ser corrigidas. Abaixo está uma descrição de cada chakra, sua cor correspondente, localização e associação física/emocional.
Vermelho
Primeiro Chakra: Localizado na base da coluna
Este é o elemento terra. Pode ser usado como uma terapia natural para se manter saudável. O primeiro chakra afeta as pernas e os pés e influencia a caminhada. As qualidades positivas associadas a esses elementos são firmeza, coragem, lealdade e perseverança. As qualidades negativas de uma pessoa com excesso de energia vermelha podem ser teimosas e intolerantes.
Este chakra pode afetar distúrbios sanguíneos, medula óssea e esgotamento de energia. Também pode ter um impacto emocional nos sentimentos de segurança, sobrevivência e segurança.
Na cromoterapia, o vermelho é considerado a cor da vida, do sol brilhante e do fogo. Diz-se que o vermelho aumenta a taxa de pulso , aumenta a pressão arterial e a taxa de respiração. O vermelho também tem sido chamado de cor do desejo. O vermelho geralmente seria aplicado para apoiar as funções circulatórias e afirma-se que é usado com sucesso no combate à anemia , asma , doenças da laringe , certas doenças de pele e tosse crônica . Uma pessoa com excesso de vermelho poderia expressar dominação, crueldade física, raiva e vulgaridade.
Laranja
Segundo Chakra: área da pelve
Sendo uma cor misturada de vermelho e amarelo, de acordo com os cromoterapeutas, o laranja significa bondade e cordialidade de um indivíduo. O laranja simbolizaria o sol nascente e nos deixaria alertas e alegres. Acredita-se que afete nossos corpos e nossas mentes. Resultados surpreendentes são atribuídos ao uso da cor laranja para tratar doenças mentais, depressões , descontentamento e pessimismo. A laranja pode ser aplicada para o tratamento de arteriosclerose , encefalia, cardiosclerose, perda de apetite , anemia , anorexia e desconfortos do sistema digestivo (por exemplo, flatulência, cólicas ). Uma pessoa com excesso de laranja pode expressar confusão, cansaço e pessimismo.
Amarelo
Terceiro Chakra: plexo solar – logo acima do umbigo
Na cromoterapia, o amarelo é o símbolo do sol no horizonte. O amarelo é a mais brilhante das cores que são comumente usadas na cromoterapia. O amarelo reflete a luz em todas as direções e, portanto, pode criar uma impressão de desapego e liberação. Na naturopatia , o amarelo é aplicado ao tentar combater doenças glandulares e doenças do sistema linfático e fortalecer o sistema nervoso . Diz-se que o amarelo tem efeitos que auxiliam muito o metabolismo e a atividade glandular. Uma pessoa com excesso dessa cor pode expressar falta de concentração, malícia e desonestidade.
Verde
Quarto Chakra: coração
A cor verde está localizada no meio do espectro de cores e está associada a um efeito harmonizador. Não nos deixaria quietos, mas nos acalmaria em um sentido neutro e positivo. O verde é chamado a cor da posse e da vontade de possuir. O verde também é considerado a cor da concentração. Entre outras coisas, a cor verde é aplicada para o tratamento naturopático de bronquite, coqueluche, inflamações das articulações e inchaços. Além disso, acredita-se que o verde tenha uma influência positiva nos tratamentos de cistos, doenças oculares e diabetes , geralmente promovendo a secreção. O verde deve promover o relaxamento dos órgãos e estimular a desintoxicação geral do corpo. Uma pessoa com excesso de verde pode experimentar letargia , falta de motivação, insegurança e ciúme. O rosa é uma cor secundária que também pode ser associada ao chakra do coração.
Azul
Quinto Chakra: garganta
Na cromoterapia, o azul é a cor da paz e do infinito. Diz-se que o azul nos acalma e relaxa profundamente. Acredita-se que nossos corpos e mentes sejam transportados para um estado de paz, repouso e suavidade. Esta aclamada propriedade relaxante e tranquilizante do azul é aplicada para aliviar dores de cabeça e enxaquecas , dores de estômago , cãibras musculares e até distúrbios hepáticos . Como regra geral, diz-se que a cor azul tem um efeito muito positivo em todos os tipos de condições de dor . Um excesso dessa cor em uma pessoa pode trazer dúvidas, desconfiança, apatia e melancolia .
Índigo
Sexto Chakra: parte inferior da testa
Acredita-se que o índigo seja uma cor refrescante que desenvolve a percepção psíquica e a intuição. É aplicado em tratamentos de saúde para olhos , ouvidos , nariz e problemas mentais. Também é usado em tentativas de tratar o vício. Indigo também é atribuído a ter efeitos sedativos e calmantes. Alguns cromoterapeutas dizem que o índigo pode ser útil no controle de sangramentos e no tratamento de abscessos . Às vezes, a cor violeta também se associa a este chakra, dependendo do treinamento do praticante.
Violeta
Sétimo Chakra: topo da cabeça
Os praticantes chamam violeta como a cor das emoções e é considerada uma cor meditativa. Na cromoterapia e, em particular, na acupuntura colorida, o violeta é aplicado para tratar o sistema linfático e o baço . Violeta também é usada na tentativa de acalmar os órgãos, relaxar os músculos e acalmar o sistema nervoso. Uma pessoa com excesso dessa cor pode expressar fanatismo e dominação. A cor branca ou magenta também pode ser associada a este chakra, dependendo da formação do praticante.