O Que E Musicoterapia

O que é musicoterapia, conhecida também como a terapia do som?

Entenda mais o que é Musicoterapia

O uso da terapia de cura pelo som não é apenas um fenômeno da nova era, mas remonta a milhares de anos, onde instrumentos místicos de todos os tipos eram usados ​​​​para curar doenças e reviver o espírito. Desde o uso aborígene do didgeridoo para curar doenças físicas, até o antigo uso oriental do gongo para sintonização espiritual. A musicoterapia tem sido usada em muitas culturas e tradições há milhares de anos.

Como o uso da musicoterapia pode ser útil e curativo para nós?

Bem, o som é uma vibração e, como já sabemos, tudo na vida é feito de átomos vibrantes. Ou seja, de uma forma ou de outra, tudo está vibrando e emite essa característica para o exterior. Dependendo do instrumento que ouvimos, podemos ser influenciados a nível celular pelas vibrações transmitidas. Alguns instrumentos em particular (os que exploraremos hoje) nos ajudam a fazer a transição do que é conhecido como “padrões de ondas cerebrais beta”, ou aqueles associados ao foco, ansiedade e luta, para frequências mais calmas conhecidas como “ondas cerebrais”. ”, “Teta” e até “Delta”. Essas ondas cerebrais estão associadas ao relaxamento (Alpha), meditação (Theta) e estados semelhantes a transe (Delta).

O que é musicoterapia de forma mais efetiva então?

De forma resumida a musicoterapia nada mais é do que uma terapia de cura através do som, te possibilita o acesso a estados de espírito melhores e mais saudáveis ​​simplesmente ouvindo ou aprendendo a tocar certos instrumentos musicais. Isso, por sua vez, promove:

  • Maior equilíbrio mental, emocional e físico.
  • Redução do estresse e ansiedade.
  • Melhor concentração e memória.
  • Sono melhorado.
  • Imunidade reforçada.
  • aumento da criatividade
  • espiritualidade elevada.

Na verdade, a cura pelo som é uma das formas de terapia e cura mais acessíveis e facilmente acessíveis, algo que você pode facilmente se presentear ou até mesmo aprender a tocar. Abaixo, você encontrará 16 dos melhores instrumentos usados ​​para terapia de cura sonora.

O Que E Musicoterapia | O Que é Musicoterapia, Conhecida Também Como A Terapia Do Som?

1. Dulcimer

Uma vez me deparei com este instrumento adorável depois de ouvir a música etérea de Lisa Gerrard . Popularmente usado durante a Idade Média na Europa, o Dulcimer é um instrumento popular que transmite uma melodia relaxante e atmosférica.

2. Gongo

Quando tocado de maneira correta e gentil, o Gongo é um poderoso instrumento terapêutico que se diz resolver a dissonância física, emocional e espiritual. Usado desde 4.000 aC, o Gongo tem sido usado em yoga, meditação e outras práticas, além de ajudar no equilíbrio de chakras.

3. Wind Chimes

Pensamos em Wind Chimes como enfeites bonitos que podem ser pendurados em nosso jardim, mas, na realidade, eles se estendem à Roma antiga, Índia e China. Comumente usados ​​no Feng Shui para maximizar o fluxo de chi (energia vital), os sinos de vento ou Wind Chimes podem transmitir sons e sinos maravilhosamente celestiais.

4. Flauta de pan

Eles são comumente feitos de madeira, marfim e bambu. As Panpipes datam de mais de 6.000 anos e são comuns em países da América do Sul como Peru, Equador e Bolívia. Panpipes são comuns na música popular e têm melodias suaves e relaxantes.

5. Sons de tigela

Desde o século 12, as tigelas eram usadas em toda a Ásia e eram comumente encontradas em mosteiros e templos tibetanos para práticas de meditação. Atualmente, as taças cantantes são comumente usadas em cerimônias espirituais, yoga, bem como na prática tradicional de meditação e na terapia de cura pelo som.

6. Didgeridoo

Nativo da Austrália há mais de 1.000 anos, o Didgeridoo é um instrumento indígena comumente feito de madeira e pintado com imagens tradicionais. Sua ressonância profunda é produzida soprando de uma extremidade. É frequentemente usado em musicoterapia para limpar a estagnação emocional e energética, bem como para ajudar na meditação e na cura do corpo e da mente.

7. Kalimba

Originário da África, a Kalimba remonta a milhares de anos. Muitas vezes é feito de madeira com chaves de metal. O som da Kalimba pode ser comparado ao de uma harpa ou de um Hang e é muito fácil de tocar. A Kalimba tem sido usada no Zimbábue para curar doenças físicas e mentais.

8. Djembê

O Djembe é um tambor originário da África Ocidental e é feito de madeira, corda e pele de cabra. É comumente usado para induzir estados de consciência alterada (transe), bem como para acalmar o espírito humano do estresse e da ansiedade.

9. Pau de chuva

Acredita-se que foi inventado pelos astecas. Os paus de chuva geralmente são feitos de corpos de cactos secos com objetos como pequenas pedrinhas colocadas dentro. Como o próprio nome sugere, o pau de chuva produz um som semelhante ao da chuva e é usado para induzir estados de calma e paz.

10. Sitar

O sitar é um instrumento de cordas tradicional da Índia e do Paquistão e tem a capacidade de criar música suave ideal para relaxamento, yoga e criatividade. As cordas ressonantes da cítara guiam as energias do corpo para a calma e a paz.

Deu para entender o que é musicoterapia? Então pare para pensar: Qual é o seu instrumento de cura favorito?… 

Curso Terapeuta Holistico | Formação Completa Em Terapia Holística | Cursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *